Ninguém melhor do que psicológas para falar sobre a questão do brincar na educação infantil.
Sendo assim, nós enquanto escola, oportunizamos uma parte da leitura do texto de:
Maria Zita Figueiredo Gera
Doutora e Livre Docente em Psicologia
Uni-FACEF
Ana Maria Tassinari
Psicopedagoga clínica, Mestre em Serviço Social e Educadora
Infantil
Docente - Ceuclar-Batatais
O brincar é ferramenta essencial e necessária ao processo de desenvolvimento
humano.
Discussão: Significado do brincar e o Espaço do brincar nas creches e pré escolas.
Significado do brincar
O que é brincar?
Em que sentido o brincar favorece a criança?
O que o brincar proporciona?
A pesquisa mostrou que as educadoras (nomeadas no feminino, uma vez que
todas as educadoras infantis do município de Batatais eram mulheres por ocasião da
realização da coleta de dados) concebiam o brincar como importante para o
desenvolvimento da criança em todos os sentidos e também para a aprendizagem em
geral.
Cada uma a seu modo expôs seus pontos de vista:
“A criança se torna um ser humano melhor”.
“Ela desenvolve a coordenação, o coleguismo, o social”.
“Brincar desenvolve a imaginação. Olhe, desenvolve tudo”.
“Ajuda muito no relacionamento e na interação entre as crianças”.
O aspecto afetivo foi destacado.
“Brincar é prazer. Muito prazer”.
“Brincar é descontração, as crianças se soltam mais”.
“O brincar é uma atividade agradável em si”.
O brincar como agente de socialização foi situado de forma significativa.
“Eu noto que há muito egocentrismo entre as crianças, então eu acho
que nas brincadeiras elas começam conviver melhor uma com as outras
e também o vínculo delas com a gente fortalece”.
“O brincar é facilitador de aproximação e de melhoria de relacionamento
entre o educador e a criança”.
Também foi apontada a questão da relação entre o brincar e a aprendizagem.
“Eu acho que brincar é a base. Tudo o que a criança aprende está
relacionado com o brincar. Aprendizagem e brincadeira estão
intimamente relacionadas. Nesta idade acabam sendo a mesma coisa”.
O texto é muito complexo e amplo, mas como conclusão as autoras utilizaram de
uma breve citação, que destacamos abaixo:
Concluímos com a fala de Brougère (1998, p.98), com a qual concordamos: “Na
falta de qualquer argumento, a relação do jogo/brincar com o prazer e com a
criatividade vai autorizar que se deixe as crianças a eles se entregarem durante uma
parte de seu tempo, como pré requisito necessário a toda educação”.
Nota-se então que as brincadeiras, jogos, brinquedos que são disponibilizados aos nossos educandos e nossas crianças tem um papel fundamental na educação deles, e a interação e integração entre professores e as crianças é fundamental.
Nessa sala, temos bombeiros, caminhoneiros, e muitos outros...rssrsr
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